top of page

Termoterapia na ortopedia: Calor? Frio? Contraste?


Muitos pacientes me perguntam quando fazer compressa quente ou fria em uma lesão ou região de dor. Nesse texto, explico de modo resumido e busco sanar essa dúvida.


O gelo atua como anti-inflamatório e analgésico natural, logo, é usado em situações de entorse articular agudo, pancada, contusão. Por exemplo, quando existe torção do tornozelo ou aquela bolada no dedo o ideal é fazer uso de gelo.


O calor atua levando mais sangue para o local afetado e ajuda no relaxamento muscular, deste modo é interessante em situações de contratura muscular. Por exemplo, as dores nas costas depois de pegar peso ou dor no pescoço após dormir de mal jeito.


Podemos associar as duas opções de maneiras diferentes. Por exemplo, um hematoma após uma contusão. Primeiro você pode usar o gelo por 2 dias para ter o

benefício de analgesia e anti-inflamatório e após esse período, realizar o calor para ajudar a absorver o hematoma.


Outra maneira de associar é o contraste. Existem várias maneiras de realizar este contraste, que consiste em alternar o calor e frio de maneira mais rápida.



Costumo prescrever calor 5 minutos seguido de gelo por 3 minutos e alternar dessa forma 3 vezes, sempre começando o ciclo pelo calor e finalizando com frio.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Doutor Rafael Bispo - Ortopedista e Hipnoterapeuta

Ortopedia

bottom of page