top of page

Quais cuidados com pé diabético?


Pacientes diabéticos possuem o desafio diário de lidar com essa patologia seja com medidas dietéticas ou medicamentosas. Afinal, para uma boa qualidade de vida não basta checar a glicemia. A diabetes possui um caráter sistêmico no organismo que demanda vários cuidados.

Esta doença não acomete apenas a glicemia, isso é apenas a ponta do iceberg. A doença envolve comprometimento vascular e neurológico o que torna os diabéticos pacientes complexos e que requerem atenção especial.

Os pés precisam de inspeção diária devido risco de lesões que podem agravar e gerar úlceras de difícil controle. Os cuidados envolvem usos de calçados e meias adequadas, manter boa hidratação da pele, jeito correto de cortar as unhas entre outros cuidados que oriento nas consultas.

Depois que surgem as lesões, os cuidados são redobrados para que seja possível fechar as lesões. Este tipo de acompanhamento faço constantemente em consultório, pois tais lesões são difíceis de cicatrizar e não raro apresentam infecção local

46 visualizações0 comentário

Comments


Doutor Rafael Bispo - Ortopedista e Hipnoterapeuta

Ortopedia

bottom of page