Alguns pacientes no ambulatório queixam de calos dolorosos e muitos tem o hábito de lixar esses calos. Entretanto, isso pode agravar a situação, pois os calos possuem origens diversas e irei citar algumas.
Uma dessas origens é referente a verruga plantar causada por um vírus, estas acontecem em área sem pressão óssea e alguns apresentam manchas. Nesse tipo de morbidade é necessário uso de medicamentos tópicos específicos e acompanhamento médico para adequado tratamento.
Nas áreas do pé que existem pressão óssea o calo é advindo como espessamento devido a pele sofrer uma hiperpressão. Esta pressão aumentada ocorre por deformidades como joanete, bunionette, dedos em garra ou insuficiência dos metatarsos centrais.
Tais deformidades merecem atenção especial e lixar o calo não é uma boa ideia, afinal o espessamento nestas situações atua como uma proteção. O melhor nestas condições é realizar a consulta com médico ortopedista para opções de tratamento cirúrgicos e não cirúrgicos de modo a assim resolver o problema.
Comentários